-
Arquitetos: Padovani Arquitetos
- Área: 950 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Evelyn Müller
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Barueri, a Residência RZ foi desenvolvida com o desafio da implantação em um terreno com mais de dezessete metros de declive, em meio à uma ampla e privilegiada vista do horizonte. Com isso, o projeto se estabeleceu a partir da relação de equilíbrio e contraposição entre arquitetura, topografia e paisagem, com volumes que ora se colocam sobre o terreno, ora o modificam. Diante do desnível, a construção se estabelece em quatro pavimentos. Apesar da fragmentação, a volumetria da residência, realizada em estrutura metálica e concreto, se torna leve e fluida a partir de linhas horizontais marcadas por beirais prolongados e pelo uso de cheios e vazios.
Implantada na cota mais alta da topografia e no nível da rua, com uma cobertura esbelta e leve, a entrada é marcada pela área de garagem e um bloco em painéis ripados de alumínio que mimetizam a porta de acesso. Um pórtico em concreto emoldura esta volumetria e desce até quase tocar o solo. Assim, a entrada se apresenta de forma minimalista e acolhedora, resguardando os demais pavimentos. O acesso à Residência RZ se estende em um percurso que revela aos poucos a extensão da casa, e se abre para um terraço jardim descoberto, que por sua vez revela a vista privilegiada da paisagem circundante. O acesso aos demais pavimentos ocorre pela escada em estrutura metálica que interliga e trespassa todos os pavimentos de forma plástica e funcional, e emoldura o percurso pela extensão da residência. O primeiro lance de escadas dá acesso ao pavimento íntimo, com paredes revestidas por tons claros e neutros, composto por três generosas suítes, uma ampla suíte master e um escritório.
Um grande beiral voltado para o fundo do lote possibilitou o desenvolvimento de uma varanda para suíte master. Delimitada por um banco que exerce também a função de guarda-corpo do espaço, a varanda se apresenta como um espaço íntimo de respiro e contemplação. O pavimento inferior, compreende toda a parte social da casa que se destaca pelo amplo pé-direito duplo no living e um jardim interno que abraça este ambiente trazendo tropicalidade ao interior da residência. Este living se conecta à área gourmet, home theater, sala íntima e vestiários. Além desses ambientes, o piso social ainda é composto pelo setor de serviços com cozinha e lavanderia.
A harmonia e equilíbrio entre os materiais naturais, como a madeira, a pedra e o concreto, foi fundamental para a escolha dos acabamentos internos da área social e da residência como um todo. A paleta de cores neutras dialoga com a madeira do forro e com o concreto, proporcionando a sensação de leveza e aconchego, enquanto os tons escuros dos mobiliários dialogam com estrutura metálica. A integração entre interior e exterior foi fundamental na concepção do projeto. A área externa é composta por uma piscina e spa que se apresentam como uma extensão da área gourmet e se estendem para o horizonte.